22 de maio de 2011

Um salve à Celso Furtado!

      
       Acompanhe essa entrevista com o genial economista brasileiro Celso Furtado (1920-2004). Celso foi  o economista que mais me chamou atenção durante a graduação, pois ele foi um brilhante economista com suas idéias que tinham profundidade e originalidade.
       Celso Furtado durante muito tempo colaborou com formulação de políticas publicas que ajudasse ao Brasil a superar o subdesenvolvimento.Foi ministro de Estado duas vezes: no Governo João Goulart, e mais posteriormente no Governo Sarney.Participou ativamente da criação da SUDENE e das primeiras tentativas de mudar o destino "trágico" que estava reservado a região Nordeste (Celso era paraibano).
       Tenho aqui em casa o livro mais conhecido deste economista : Formação Econômica do Brasil (1959), onde ele fez uma brilhante análise do processo de inserção da economia brasileira dentro dos contextos históricos da economia mundial em que o Brasil esteve envolvido.Tenho aqui em casa também um ótimo livro chamado A atualidade do pensamento de Celso Furtado, organizado por Marcos Costa Lima e Maurício Dias David.Este último com capítulos escritos por vários cientistas sociais e economistas analisando o pensamento político,econômico e o Nordeste Brasileiro sob a perspectiva de Furtado.
     É isso, recomendo principalmente meus colegas estudantes de Economia a conhecerem mais a fundo à obra de Celso Furtado.Aproveite também para ver as outras duas partes da entrevista de Furtado. Até mais.

Para mais informações sobre Celso Furtado, clique aqui.

     

Nenhum comentário: