26 de junho de 2013

Sobre os concursos públicos para economistas

Recentemente escrevi em minha página no Facebook sobre a falta de oportunidades profissionais para economistas em Sergipe, meu estado natal. Creio que esse problema deve atingir a maior parte do Nordeste e os menores estados do país. Os concursos públicos são raros em Sergipe e quase nunca tem vagas para economistas. Quase sempre as vagas abertas para economistas estão localizadas em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Sendo assim resolvi elaborar uma pequena lista de alguns concursos públicos abertos nos últimos 3 anos por todo o Brasil que poderá servir de “luz” para os recém-formados como eu ou os que ainda são estudantes de Economia. Abaixo a lista dos concursos (órgão, remuneração inicial, e local de trabalho):

BNDES – 10200 – Rio de Janeiro
ANP – 10500 – Rio de Janeiro
PETROBRAS – 6700 – Todo o Brasil
BR DISTRIBUIDORA – 5700- Todo o Brasil
COPEL – 6200 – Paraná
CELESC – 5700 – Santa Catarina
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS – 5800 – Maceió
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA – 7500 – Rio de Janeiro
VALEC – 6100 – Brasília
CONAB – 4500 – Brasília
ANAC – 10500 – Brasília
CHESF – 4500 – Recife
MINISTÉRIO DA IND. E COMÉRCIO EXTERIOR *– 13000 – Brasília
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL* - 13000 – Brasília
SUP. ESTUDOS ESTATÍSTICOS (SEI)-BA – 4500 – Salvador (BA)
DEFENSORIA PÚBLICA (RS)- 5500 – Porto Alegre
CEMIG – 4200 – Belo Horizonte
BANCO CENTRAL – 12500 – Brasília
ANVISA – 10300 – Rio de Janeiro
DESO – 3230 – Sergipe
TRIBUNAL DE JUSTIÇA (PR) – 7500 – Curitiba
IBGE – 6700 – Rio de Janeiro
INSTITUTO MAURO BORGES – 6000 – Goiás
ELETROBRAS AMAZONAS – 5700 -Manaus
SUDECO – 5081 – Brasília
METRO SP – 5800 – São Paulo
MINISTÉRIO DA SAÚDE – 5081 – Brasília
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – 5081 – Brasília
ANTT – 10500 – Brasília
CPRM – 5300 – Brasília e Rio de Janeiro
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO (BA) – 3250 – Bahia
CONSULTOR SENADO FEDERAL – 23000 – Brasília
ANALISTA LEGISLATIVO CAMARA DOS DEPUTADOS – 15000- Brasília


Esses foram alguns dos que lembrei no momento, como podemos ver somente um no estado de Sergipe, por isso não esperei e comecei a prestar concursos para outros estados. Hoje me encontro em Salvador, no meu primeiro cargo público obtido através desse instrumento meritocrático de seleção. É o que digo sempre aos meus colegas jovens: “o lance é se jogar”!



P.S.: Acho que aqui em meu estado essa situação deve ocorrer também com engenheiros e administradores...

*Deixei de fora as dezenas de concursos abertos para professor universitário, que também é uma ótima opção profissional.

*O cenário pra iniciativa privada é ainda pior...aqui as vagas estão concentradas principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.



3 comentários:

Letícia disse...

Olá André!
Lhe fiz um pedido nos comentários dessa postagem aqui: http://feitoparaeconomistas.blogspot.com.br/2013/05/estou-de-volta.html mas você não me deu nenhuma resposta... Então vou repetir:

Vi que você também é dono do blog "http://dropandoemideias.blogspot.com.br/", porem fechou esse blog em 2010!

Bem, eu comprei E ESTOU USANDO o domínio "dropandoideias.com", e estou tendo um problema sério que, perdoe-me, não vem ao caso por causa de os nomes serem tão parecidos... Como você já não usa mais aquele blog, gostaria de pedir que VOCÊ MUDASSE O NOME E A URL DELE, se possível...

POR FAVOR ENTRE EM CONTATO:
contato@dropandoideias.com
facebook.com/dearramones

Um abraço,
Letícia.

Anônimo disse...

OLa,
Gostaria de saber se todos os concursos que você listou são específicos para formados em economia,ou se basta possuir nível superior em qualquer área de atuação.

Maibel disse...

A situação piora quando já não temos muitos concursos e quando tempo lutam em pensar que todo economista é contador devido a alta carga de matéria de contabilidade ao qual não temos pleno domínio no curso superior... economia é economia, contabilidade é contabilidade